A pintura nos automóveis é algo que vai além da estética do veículo. Ou seja, ela também serve como uma espécie de proteção para o automóvel.
É por isso que a indústria investe tanto em novas tecnologias e composições. O objetivo é que o produto tenha essas características.
Mas, como fazer a escolha da tinta para pintar os automóveis? Bem, por ser uma dúvida que surge com uma certa frequência foi que montamos esse conteúdo.
Aqui vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o tema e como fazer essa escolha. Com isso vamos apresentar alguns tipos de tintas automotivas para escolher.
Ficou interessado? Então é só continuar lendo este artigo para descobrir mais sobre o assunto.
Como escolher tintas para pintura de automóveis?
Para escolher a melhor tinta para fazer a pintura dos automóveis é preciso se atentar a composição dela. Assim como, é importante observar as melhores formas para aplicá-la.
Antes de qualquer coisa é preciso saber que no mercado existem 3 tipos diferentes de tintas. São elas: as tintas acrílicas, à base de nitrocelulose e à base de poliéster.
1. Tintas acrílicas:
Esse modelo de tinta é extremamente resistente e tem muitas opções de cores. Além de ser uma tinta muito versátil, visto que permite seu uso em misturas, a consistência dela é média.
2. Tintas à base de nitrocelulose:
Essa opção é ótima para quem está procurando por tonalidades variadas. Além disso, essas são as tintas para automóveis mais recomendadas.
O modelo também pode ser encontrado como tintas Duco, pois são bem mais grossas. Isso porque, é uma opção que deixa uma camada mais espessa.
O aspecto fica plastificado. No entanto, mesmo que ofereçam tonalidades variadas, seu efeito não é tão superior como os da tinta poliéster.
Isso principalmente em pinturas perolizadas e metálicas. Nesse caso é bom checar a composição da tinta antes de escolher.
3. Tintas à base poliéster:
As tintas à base de poliéster são as mais recomendadas para ter pinturas brilhantes e coloridas. A cobertura dessa opção de tinta é alta e são ótimas para fazer correções.
No entanto, é importante pontuar que essas tintas são fáceis de manusear. O costume é que elas já estejam prontas para serem aplicadas.
Essa opção acaba sendo a melhor para a pintura de automóveis. Com isso, vamos pontuar que é preciso aplicar uma camada de acabamento, dessa forma irá garantir uma proteção maior da cor.